Cultura

CULTURA
 
 
         A cidade de Castelo do Piauí tem uma cultura bastante diversificada, resultado da assimilação de crenças, costumes e hábitos dos povos formadores de sua população. A riqueza de sua cultura pode ser observada através de suas manifestações folclóricas que fazem parte do dia-a-dia do seu povo. Entende-se por cultura popular o fazer, o saber e o sentir do povo simples, que na sua cotidianidade, vem por meio da fala, dos gestos, das atitudes, hábitos e costumes, manifestando seus valores materiais e espirituais herdados dos seus antepassados e preservados pelos grupos que vão se reproduzindo, incentivados a manter vivas suas memórias e histórias.


O FOLCLORE

             Castelo do Piauí tem um rico folclore que como nas demais cidades de nosso estado foi influenciado pelas três raças que contribuíram para formação de nossa cultura popular: o branco, o negro e o indígena.
              Dos brancos (europeus), herdamos às festas juninas, as homenagens a Santo Antônio, São Pedro e São João, as festas dos santos padroeiros (festejo de Nossa Senhora do Desterro) a semana santa, corpos cristo, entre outros.
           Dos negros: a macumba, o candomblé e a influência nas lendas, nas músicas, alguns hábitos alimentares como a panelada, a feijoada e etc.
             Dos índios herdamos alguns hábitos como: uso de esteiras, rede de dormir, banhos em rios, hábitos de consumir frutos silvestres e alimentos como os derivados da macaxeira, por exemplo, o beiju, a farinha, o uso do milho e entre outros.
            O folclore castelense está presente na vida urbana e rural através das festas, danças, comidas, bebidas, lendas, cultos, hábitos e medicina popular.



Nenhum comentário:

Postar um comentário